SALA DE LEITURA


Orientações sobre a Sala de Leitura
  • ·         Para obter informações, orientações e esclarecimentos sobre o Programa Sala de Leitura entre no site http://www.crmariocovas.sp.gov.br para ter acesso a plataforma AVA e digite em Usuário: ESC- CIE da escola; em Senha: ESC-CIE da escola. Nesse ambiente, você terá acesso ao planejamento e organização do espaço físico; acervo e funcionamento das Salas de Leitura; integração das atividades das SL ao currículo escolar; formação de leitores, entre outros.
  • ·         Os acervos mobiliários são de responsabilidade do CRE Mario Covas;
  • ·         A escolha das obras é responsabilidade da CGEB;
  • ·         As escolas que possuem o espaço da Sala de Leitura entrar em contato com o CRE Mario Covas para solicitar equipamentos mobiliários, na medida do possível serão atendidas;
  • ·         As escolas que já possuem a Sala de Leitura procurar organizar da melhor forma possível o material e o ambiente, fazendo o descarte de materiais inutilizados ou já deteriorados;
  • ·         Organizar as prateleiras (acessar o manual na plataforma AVA que direcionará a organização;
  • ·         Ter o acervo minimamente organizado;
  • ·         Fazer a separação por gênero da obra;
  • ·         Periódicos (seguir ordem cronológica);
  • ·         Literatura (separar por gênero: romance, conto, poesia, literatura brasileira e portuguesa);
  • ·         Organizar as obras por ordem alfabética: pelo sobrenome do autor (verificar manual AVA);
  • ·         Dentro da Sala de Leitura poderá ter um espaço com objetos, fotografias e outros que valorize a memória da escola;
  • ·         Escolas com Sala de Leitura a mais de cinco anos receberão materiais mobiliários. No caso da escola já possuir o material e quiser fazer o remanejamento para outra EU, encaminhar ofício do Dirigente Regional de Ensino, informando sobre o possível remanejamento entre as escolas para o CRE Mario Covas. (o pedido será analisado);
  • ·         Professores da Sala de Leitura deverão procurar estabelecer parcerias entre o grupo docente de todas as áreas do conhecimento, incentivando a leitura e o protagonismo juvenil.  
  • ·         Que a Sala de Leitura não seja um espaço apenas para os empréstimos de livros, mas um espaço de convivência e apoio pedagógico.


             centrodememoriacre@edunet.sp.gov.br



Programa Superação Jovem na Sala de Leitura

Objetivo:

·         Aproximar o jovem da Sala de Leitura para fazer suas próprias escolhas;
·         Levar professores e alunos a praticar as atitudes para atrair mais e mais freqüentadores para a Sala de Leitura, disseminando o protagonismo juvenil, a troca de experiências leitoras e o uso educativo deste espaço.

1ª  Proposta: “As nove atitudes que impactam a sala de leitura”

·         Mobilizar os alunos para se tornarem parceiros da Sala de Leitura, planejar o desenvolvimento das atitudes e atividades em colaboração com os jovens parceiros e os professores;
·         Envolver todos os alunos da escola.

2ª Proposta: Desafio de leitura – tornar a sala de leitura um espaço de leitura livre (jovens dos 8º e 9º anos e EM)

·         Reunidos por times de até 10 alunos (2 por escola), os jovens seguirão o itinerário formativo do Guia do Leitor Antenado em encontros semanais, de 2 a 3 horas de duração, em dias e horários fixos, que poderão acontecer no contra turno ou em momentos combinados com a equipe escolar.
·         Mobilizar os jovens para participar do Desafio, organizar as reuniões semanais, apoiar o desenvolvimento das atividades ajudando os times a manter o ritmo e rumo do trabalho e alinhar o trabalho quando necessário.
Para mais informações acesse o site: http://www.superacaojovem.org.br

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