Orientações sobre a Sala de Leitura
- · Para obter informações, orientações e esclarecimentos sobre o Programa Sala de Leitura entre no site http://www.crmariocovas.sp.gov.br para ter acesso a plataforma AVA e digite em Usuário: ESC- CIE da escola; em Senha: ESC-CIE da escola. Nesse ambiente, você terá acesso ao planejamento e organização do espaço físico; acervo e funcionamento das Salas de Leitura; integração das atividades das SL ao currículo escolar; formação de leitores, entre outros.
- · Os acervos mobiliários são de responsabilidade do CRE Mario Covas;
- · A escolha das obras é responsabilidade da CGEB;
- · As escolas que possuem o espaço da Sala de Leitura entrar em contato com o CRE Mario Covas para solicitar equipamentos mobiliários, na medida do possível serão atendidas;
- · As escolas que já possuem a Sala de Leitura procurar organizar da melhor forma possível o material e o ambiente, fazendo o descarte de materiais inutilizados ou já deteriorados;
- · Organizar as prateleiras (acessar o manual na plataforma AVA que direcionará a organização;
- · Ter o acervo minimamente organizado;
- · Fazer a separação por gênero da obra;
- · Periódicos (seguir ordem cronológica);
- · Literatura (separar por gênero: romance, conto, poesia, literatura brasileira e portuguesa);
- · Organizar as obras por ordem alfabética: pelo sobrenome do autor (verificar manual AVA);
- · Dentro da Sala de Leitura poderá ter um espaço com objetos, fotografias e outros que valorize a memória da escola;
- · Escolas com Sala de Leitura a mais de cinco anos receberão materiais mobiliários. No caso da escola já possuir o material e quiser fazer o remanejamento para outra EU, encaminhar ofício do Dirigente Regional de Ensino, informando sobre o possível remanejamento entre as escolas para o CRE Mario Covas. (o pedido será analisado);
- · Professores da Sala de Leitura deverão procurar estabelecer parcerias entre o grupo docente de todas as áreas do conhecimento, incentivando a leitura e o protagonismo juvenil.
- · Que a Sala de Leitura não seja um espaço apenas para os empréstimos de livros, mas um espaço de convivência e apoio pedagógico.
Emails:saladeleitura@edunet.sp.gov.br;
Programa
Superação Jovem na Sala de Leitura
Objetivo:
·
Aproximar o jovem da Sala de Leitura para
fazer suas próprias escolhas;
·
Levar professores e alunos a praticar as
atitudes para atrair mais e mais freqüentadores para a Sala de Leitura,
disseminando o protagonismo juvenil, a troca de experiências leitoras e o uso
educativo deste espaço.
1ª
Proposta: “As nove
atitudes que impactam a sala de leitura”
·
Mobilizar os alunos para se tornarem
parceiros da Sala de Leitura, planejar o desenvolvimento das atitudes e
atividades em colaboração com os jovens parceiros e os professores;
·
Envolver todos os alunos da escola.
2ª Proposta: Desafio de leitura – tornar
a sala de leitura um espaço de leitura livre (jovens dos 8º e 9º anos e EM)
·
Reunidos por times de até 10 alunos (2 por
escola), os jovens seguirão o itinerário formativo do Guia do Leitor Antenado em encontros semanais, de 2 a 3 horas de
duração, em dias e horários fixos, que poderão acontecer no contra turno ou em
momentos combinados com a equipe escolar.
·
Mobilizar os jovens para participar do
Desafio, organizar as reuniões semanais, apoiar o desenvolvimento das
atividades ajudando os times a manter o ritmo e rumo do trabalho e alinhar o
trabalho quando necessário.
Para mais informações acesse o site: http://www.superacaojovem.org.br
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