“Caminhos
para a reescrita”
Durante o ano de 2013, uma
das ações da Secretaria de Educação do
Estado de São Paulo, em parceria com a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e a Fundação Itaú
Social com a coordenação técnica do Cenpec, foi promover encontros de formação
e Videoconferências para discussões,
direcionamentos e encaminhamentos sobre o ensino de produção textual e os
processos de reescrita de textos. Durante esses encontros, tivemos a presença
da professora e pesquisadora Luciene Juliano Simões que
é professora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul e especialista na formação de docentes de língua portuguesa.
A professora Doutora Luciene, propôs alguns
desafios aos professores de língua ao receber os textos de seus alunos e que há
um longo processo de reescrita a partir da primeira versão até a produção
final. Uma de suas preocupações era justamente o espaço de tempo entre as aulas
e a intervenção do professor neste percurso. Sua proposta desafiadora foi a
seguinte: “Que tal mandar bilhetes, um
para cada aluno, cochichando ao pé do ouvido sobre o futuro do seu texto?.”
Para Luciene:
“A ideia de estimular e orientar os alunos a
reescrever seu texto por meio de bilhetes está ligada à certeza de que a fase
de aprimoramento em uma atividade escolar de escrita é crucial. Ao intervir de
modo diferenciado, dispensando a cada estudante a atenção que ele demanda, o
professor pode mediar, ou “catalisar”, a aprendizagem da escrita de um gênero
discursivo. Mandar bilhetes é uma prática pedagógica dinamizadora, a ser
incorporada de modo constante na aula de português, porque proporciona ao par
aluno-professor um momento de diálogo mais individualizado, além de tornar a
língua escrita uma forma de interação entre professor e aluno, o que é mais um
ganho, considerando-se a função que a escola tem para o letramento de seus
estudantes.”
Considerando
a proposta dessa pesquisadora, e após constatar que esta prática já estava
sendo desenvolvida pela professora Thais Alves, da E.E. Vila Bela, os PCNPs de
Língua Portuguesa, apresentaram a proposta à professora, que aceitou o desafio
e desenvolveu todo o processo descrito de intervenção por meio de bilhetes
orientadores com o aluno Emerson Rocha Souza, do 9º ano D, utilizando o gênero
Artigo de Opinião. Nos dias 30 e 31/10 a Equipe de Língua Portuguesa representou
e socializou na EFAP o trabalho desta professora. Entre os trabalhos
apresentados o da DE Leste 3 foi escolhido como representante da Sala e
apresentado na plenária entre um dos melhores das 91 Diretorias. Agradecemos e
parabenizamos a participação de todos os envolvidos neste trabalho,
principalmente a professora Thais Alves pelo empenho e dedicação.
Equipe
de Língua Portuguesa/ Núcleo Pedagógico Leste 3
Produção Final
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Objetivo
geral: Adequar um texto de opinião à situação comunicativa. Os alunos
reescreverão seus artigos de opinião, com base em dois focos principais: a)
adequação à linguagem objetiva; e b) adequação à tipologia e ao gênero pedido.
Público-alvo: 8ª
Série / 9º Ano
Tempo previsto: 3
ou 4 aulas
Conteúdos e Temas: reescrita de texto de opinião; adequação do texto
à situação comunicativa (linguagem, tipologia e gênero).
Competências e Habilidades: reescrever o artigo de opinião com base em
critérios indicados para linguagem, tipologia e gênero; revisar o texto de
opinião com base em fichas organizativas.
Estratégias: Situação de Aprendizagem articulada com as demais
do mesmo bimestre e dos bimestres anteriores; retomada de conteúdos vistos no
semestre anterior; produção textual e reescrita inserida em situação
comunicativa.
Recursos: lousa; modelos de fichas; caderno do professor,
caderno do aluno; sulfites.
Procedimentos:
a) Ponto de Partida
Toda aprendizagem, nesse momento, terá como eixo a produção do texto de
opinião feito na sequência anterior e sua reescrita, com o objetivo de torná-lo
mais adequado à situação comunicativa em que se insere.
(b) Sequência das atividades de revisão e reescrita
1. Correção
das primeiras versões e apontamentos (por meio de abas) do que deve ser
reformulado em relação a termos, ideias ou expressões inadequados à linguagem
objetiva. Em seguida, uma primeira reescrita, para que os alunos, usando as
orientações, revisem tais aspectos em seus textos.
2. Propor aos
alunos que façam uma análise do próprio texto com base no objetivo de adequá-lo
à tipologia por meio do preenchimento da ficha de observação da tipologia
argumentativa a seguir e novamente solicitar uma reescrita.
Ficha de observação da tipologia argumentativa
|
|||
As características da tipologia estão
desenvolvidas?
|
Sim
|
Não
|
Sugestão de mudança
|
1.
Desenvolve introdução, apresentando o tema e seu ponto de vista sobre ele?
|
|||
2.
Sustenta seu ponto de vista, no desenvolvimento do texto, apresentando
argumentos (motivos que o levam a pensar como pensa)?
|
|||
3.
O texto apresenta conclusão, fazendo síntese da reflexão ou sugerindo
proposta de intervenção no problema?
|
3. Sugerir aos
alunos que façam uma análise de seus textos com base no objetivo de adequá-lo
ao gênero por meio do preenchimento da ficha de observação do gênero “artigo de
opinião” a seguir, e posteriormente solicitar uma reescrita.
Ficha de observação do
gênero “artigo de opinião”
|
|||
As características do gênero estão presentes?
|
Sim
|
Não
|
Sugestão de mudança
|
1.
O texto deixa claro que está tratando
de
um tema de interesse de um grupo (no caso, a questão envolvendo toda a
sociedade brasileira)?
|
|||
2.
A argumentação desenvolvida está
articulada
com a situação de comunicação
apresentada
(os argumentos defendem
um
ponto de vista sobre a situação vivida
atualmente
pelos brasileiros em relação ao voto consciente)?
|
|||
3.
A conclusão é uma síntese do que ocorreu ou uma proposta de solução para o
problema vivido pela nação?
|
4. No meio deste processo de revisões e
reescritas individuais, fazer revisões coletivas durante as aulas de
textos ou trechos de textos com inadequações nos focos em estudo e também
orientá-los a trocar com seus colegas suas produções para que eles possam
revisar um o texto do outro e assim, colocar em prática comportamentos de
escritores experientes.
C)Avaliação
Reescrita do texto de opinião; preenchimento de
ficha de análise tipológica e de gênero.
D) Amostras de textos:
1ª versão 2ª versão
*
Depoimento do aluno sobre a situação de
aprendizagem desenvolvida:
Nenhum comentário:
Postar um comentário